Quais são as principais lesões do futebol e como tratá-las?

Conheça as principais lesões relacionadas ao esporte e entenda qual tratamento pode trazer melhorias
As lesões são as maiores inimigas dos atletas profissionais dos esportes em geral, no entanto, no futebol elas costumam ser um assunto ainda maior pela paixão do brasileiro pelo esporte.
Especialmente durante a Copa do Mundo Fifa 2022, realizada no Qatar, o assunto se tornou preocupação nacional, afinal, o jogador brasileiro e astro do futebol mundial, Neymar, sofreu uma torção no tornozelo logo no primeiro jogo, deixando a participação do mesmo durante o restante da competição em xeque.
Mas, ao contrário do que você pode imaginar, entorses como o de Neymar não são a lesão considerada mais comum entre os esportistas.
LESÕES MAIS FREQUENTES NO FUTEBOL
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que analisou o prontuário médico de oito times profissionais, as lesões mais corriqueiras entre jogadores de futebol são:
- Lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões): 24,1%
- Lesões musculares: 39,2%
- Torções: 17,9%
- Tendinites: 13,4%
Além disso, o estudo concluiu que, das lesões analisadas, 72,2% ocorreram em membros inferiores, com predomínio na coxa (34,5%), no tornozelo (17,6%) e no joelho (11,8%).
COMO OCORREM AS LESÕES?
O que causa as lesões pode carregar uma série enorme de fatores, mas podemos separá-las de alguma forma por tipos de lesão.
As lesões relacionadas a entorses, geralmente no tornozelo ou joelho, são as chamadas “lesões ligamentares”. Já as lesões por sobrecarga, muito comuns em jogadores que excedem o limite de treinos que seu corpo aguenta, gerando problemas como tendinites e lesões musculares, por exemplo.
COMO TRATAR LESÕES DO FUTEBOL?
A melhor forma de lidar com lesões do futebol é a prevenção, para levar ao atleta a melhor garantia possível de que ele não sofrerá com o grande problema que é ter que ficar longe dos gramados por muito tempo. Através da fisioterapia esportiva, você pode fortalecer a musculatura e articulações mais envolvidas nos movimentos do esporte.
Lendas do esporte como Ronaldo Fenômeno e Kaká já destacaram em entrevistas que talvez nunca teriam voltado ao gramado sem seus fisioterapeutas, o próprio médico de Ronaldo dizia que até mesmo voltar a caminhar seria um grande desafio.
A fisioterapia esportiva, portanto, se tornou uma necessidade antes, durante e depois de uma lesão para atletas do futebol mundial. Mesmo que você seja apenas um jogador amador ou mesmo um entusiasta do esporte que gosta de praticá-lo semanalmente, ela é a sua maior aliada contra lesões.
CLÍNICA DR. ANDRÉ BALERO É REFERÊNCIA EM FISIOTERAPIA ESPORTIVA
Com duas unidades em São Paulo, uma no Centro e outra na Vila Olímpia, a Clínica Dr. André Balero já é considerada uma referência quando o assunto é fisioterapia esportiva, afinal, diversos atletas profissionais já buscaram tratamento e prevenção contra lesões do futebol.
Se você busca atendimento de qualidade e tratamento assertivo para ficar longe das lesões do esporte, entre em contato com a clínica e saiba mais!
Confira alguns dos atletas que já consultaram com a gente:
Comments