Principais dores crônicas

Chamamos de dores crônicas quando o indivíduo apresenta dores a muito tempo.
As principais dores crônicas são: dores de cabeça e dores na coluna.
Tratamento da dor crônica
É importante tratar a dor crônica, pois ela pode gerar uma queda na qualidade de vida, desânimo, depressão, irritabilidade (gerando até um problema de convivência com a família e amigos), baixa produtividade no trabalho, dentre outros fatores.
Dicas para tratar a dor crônica:
1. Exercícios físicos: o movimento é um dos melhores remédios para as dores, benefício comprovado cientificamente. A liberação de endorfinas e a movimentação articular e óssea geram no cérebro um efeito analgésico.
2. Fortalecimento muscular: o fortalecimento dos músculos irá proteger as estruturas ósseas, como a coluna e os joelhos, por exemplo, diminuindo e evitando as dores. Sempre orientado por um profissional da área, principalmente para quem já apresenta dor.
3. Fisioterapia: é muito utilizada nas dores crônicas por um profissional especializado. São utilizadas técnicas analgésicas, manuais e exercício voltados para alívio da dor, a orientação ao paciente é fundamental neste processo.
4. Medicamentos: são utilizados remédios em alguns casos, sendo que cada doença apresenta tipos de tratamentos com drogas específicas a serem avaliadas pelo médico. As automedicação, bem como o uso prolongado, podem piorar a dor, não sendo uma prática aconselhável.
@tuasaude