Dor crônica

Dor é uma sensação que surge quando há ameaça de dano aos tecidos. Senti-la é fundamental para manter a integridade do organismo.
Dores crônicas podem ser devidas tanto a desordens do sistema responsável pela percepção quanto da inibição da dor.
É um erro considerar a dor crônica como uma versão prolongada da aguda. Quando os sinais de dor são gerados repetidamente, os circuitos neurológicos sofrem alterações eletroquímicos que os tornam hipersensíveis aos estímulos e mais resistentes aos mecanismos inibitórios da dor. Disso, resulta uma espécie de “memória dolorosa” guardada na medula espinal.
Estudos recentes têm demonstrado que essa “memória dolorosa” está ligada a mediadores químicos muito semelhantes aos envolvidos no processo intelectual de memorização.
Dor crônica é uma doença debilitante com consequências críticas para a condição física, psicológica e o comportamento. Seus portadores desenvolvem depressão, deficiências psicomotoras, lembranças e sensações de perda que muitas vezes guardam pouca relação com o quadro doloroso.
Tais sintomas costumam ser interpretados como características de patologias psiquiátricas, quando na verdade refletem apenas a semelhança que existe entre dor e memória.
@drauziovarella